- Camilo de Oliveira ,nascido a 23 de Julho de 1924 em Buarcos, Figueira da Foz, é um dos melhores actores portugueses no teatro humorístico.
Nasceu nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, na altura o único teatro existente no concelho da Figueira da Foz, filho de Camilo Arejona de Oliveira, falecido em 1981, e de sua primeira mulher Ester Venâncio.
Carreira
Durante a sua vida, tem contracenado com diversos artistas, como por exemplo Beatriz Costa, Raul Solnado, entre outros.
Segue uma linhagem bastante comum nas suas interpretações. Todas as suas personagens, usam o seu nome próprio, Camilo, apenas com apelidos diferentes. Igualmente as séries de que fazem parte, possuem sempre o prefixo "Camilo..." e, o tronco diabético é comum à maioria das séries: a personagem, Camilo que, por mais esforço que faça, não consegue interagir bem com o meio que o rodeia. As peripécias vividas pelo "Camilo", seja ele qual seja, são destinadas a divertir o espectador.
Igualmente, todos os "Camilos", são criados por Camilo de Oliveira e, as séries escritas pelo mesmo; assim como a escolha dos actores que com ele contracenam. Todas as séries foram transmitidas na SIC, com excepção para Camilo o Pendura, que fora transmitida na RTP1
Vida pessoal
Camilo já foi casado com Io Appolloni, actriz italiana, nascida em 1945 e, radicada em Portugal, desde 1965. Desse casamento, é pai de Camilo Humberto Appolloni de Oliveira, nascido em 1968 ou 1969.
É também pai de Camilo Luís Bettencourt de Oliveira, nascido em 1981, do seu casamento com Maria Luísa Bettencourt.
Desde 2002, é casado com a actriz Paula Marcelo, nascida em 1967. Não tem filhos deste casamento.
Carreira
No teatro:As Calcinhas Amarelas (de José Vilhena)
Padre Camilo Cá Estão Eles
Na televisão:
Sabadabadu - RTP1
Camilo, o Pendura - RTP1
Eu, Camilo - RTP1
Camilo em Sarilhos - SIC
Camilo e Filho - SIC
A Loja do Camilo - SIC
Camilo na Prisão - SIC
As Aventuras do Camilo - SIC
Camilo, o Presidente - SIC
No cinema:
O Ladrão de Quem Se Fala
- AUTOGRAFO DE CAMILO DE OLIVEIRA
Sem comentários:
Enviar um comentário