quinta-feira, 30 de junho de 2011
Maria Rueff
- Maria de Deus Rueff ,nascida na Beira em Moçambique a 1 de Junho de 1972, é uma actriz portuguesa.
Referência como actriz de comédia na sua geração, esteve prestes a ingressar na Faculdade de Direito de Lisboa, mas veio a optar pela representação. Diplomou-se em Formação de Actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Em 1991 estreia-se profissionalmente numa peça do castelhano Francisco Ors, Quem muda a Fralda à Menina?, sob a direcção de Armando Cortez, no Teatro Villaret. Com o actor João Baião inicia uma série de cafés-teatro na noite de Lisboa, onde é descoberta por Herman José e recomendada a Ana Bola, que a leva para a televisão.
Participou em Os Bonecos da Bola (1993) e popularizou-se como Rosa, a empregada doméstica da sitcom A Mulher do Senhor Ministro (1994).
Fez rábulas no talk-show de Marco Paulo, Eu Tenho Dois Amores (1994) e, a partir de Herman Zap (1996), passa a integrar o elenco dos programas de Herman José — Herman Enciclopédia (1997), Herman 98 (1998), Herman 99 (1999), entre outros.
A partir de 2000 integrou o HermanSIC, criando figuras conhecidas do grande público, como Zé Manel Taxista, Rosette ou Idália, esposa de Nelo na rubrica Nelo e Idália. Em 2001 estreava-se a solo, em O Programa da Maria, ajudando a revelar novos talentos, como Nuno Lopes, Pedro Tochas ou Mina Andala. Voltou esporadicamente ao teatro, em peças como Inox, com textos de Rui Zink, Clara Ferreira Alves, entre outros (2002), Antes Eles Que Nós, de João Quadros (2005), Celadon (2005) e Avalanche (2006), com autoria de Ana Bola. No cinema, além de vários telefilmes, apareceu em Os Imortais de António Pedro Vasconcelos (2003), A Passagem da Noite, de Luís Filipe Rocha (2003) e Filme da Treta, de José Sacramento (2006).
Na rádio assina e interpreta a rubrica Os Cromos da Bola, transmitida semanalmente na TSF.
Curiosidades:
- Foi casada com o actor José Pedro Vasconcelos, com quem teve uma filha.
- Actualmente vive em união de facto com o humorista Bruno Nogueira.
AUTOGRAFO DE MARIA RUEFF
Sem comentários:
Enviar um comentário