- Ricardo Jorge Carriço de Carvalho ,nascido em Cascais a 20 de Agosto de 1964 é um actor português.
Regular no teatro, estreou-se em Ricardo II, de William Shakespeare, sob a direcção de Carlos Avilez no Teatro Nacional D. Maria II, após o que integrou o elenco de Odeio Hamlet, de Paul Rudnick (encenado por Diogo Infante no Teatro Villaret). Foi dirigido por Fernanda Lapa nas peças Sétimo Céu, de Caryl Churchil; Callas, O Mito Absoluto (Expo98) e Coco Chanel - Uma Mulher Fora do Tempo (Coliseu do Porto), de Fernanda Lapa; Mulheres ao Poder, adaptado de Aristófanes. Interpretou Bertolt Brecht em A Queda do Egoísta Johan Fatzer dirigido por Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), trabalhou com Maria Emília Correia em Auto da Cananeia de Gil Vicente e participou na comédia Picasso e Eistein de Steve Martin, encenado por por Rui Mendes no Teatro da Trindade. Disse poesia em espectáculos de Gastão Cruz para a Fundação Gulbenkian. Em 2012 assumiu em Alta definição o consumo de drogas. No cinema participou em Trança Feiticeira co-produção internacional realizada por Yuanyuan Cai, entre vários filmes para a televisão.
Major Alvega - RTP
Médico de Família - SIC
Querido Professor - SIC
O Jogo - SIC
Flor do Mar - TVI
Uma Aventura na Casa Assombrada - Valentim de Carvalho/SIC
Laços de Sangue - SIC
Família:
Filho de José de Carvalho e de sua mulher Elisa Carriço.
Biografia:
Manequim durante a década de 80 e princípios de 90, fundou em 1985 os "Ibéria" banda composta por Paulo Alcobia Neves (teclas), Carlos Brito de Sá (baixo) e Artur Almaça (bateria) dando-se a conhecer através da televisão como apresentador do programa informativo da RTP2 Lusitânia Expresso de Paulo Miguel Fortes. Ligado maioritariamente à televisão, foi intérprete nas séries televisivas Claxon (1990) e A Grande Mentira (1990), começando a aparecer regularmente em novelas como Cinzas, Verão Quente, Filhos do Vento, A Grande Aposta entre outras, e mais tarde nas séries Major Alvega (1998), Médico de Família (1999) ou Querido Professor (2000).Regular no teatro, estreou-se em Ricardo II, de William Shakespeare, sob a direcção de Carlos Avilez no Teatro Nacional D. Maria II, após o que integrou o elenco de Odeio Hamlet, de Paul Rudnick (encenado por Diogo Infante no Teatro Villaret). Foi dirigido por Fernanda Lapa nas peças Sétimo Céu, de Caryl Churchil; Callas, O Mito Absoluto (Expo98) e Coco Chanel - Uma Mulher Fora do Tempo (Coliseu do Porto), de Fernanda Lapa; Mulheres ao Poder, adaptado de Aristófanes. Interpretou Bertolt Brecht em A Queda do Egoísta Johan Fatzer dirigido por Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), trabalhou com Maria Emília Correia em Auto da Cananeia de Gil Vicente e participou na comédia Picasso e Eistein de Steve Martin, encenado por por Rui Mendes no Teatro da Trindade. Disse poesia em espectáculos de Gastão Cruz para a Fundação Gulbenkian. Em 2012 assumiu em Alta definição o consumo de drogas. No cinema participou em Trança Feiticeira co-produção internacional realizada por Yuanyuan Cai, entre vários filmes para a televisão.
Projectos Televisivos:
Meu Querido Avô - RTPMajor Alvega - RTP
Médico de Família - SIC
Querido Professor - SIC
O Jogo - SIC
Flor do Mar - TVI
Uma Aventura na Casa Assombrada - Valentim de Carvalho/SIC
Laços de Sangue - SIC
Casamento:
Casou civilmente com Inês Vieira da Cruz Jordão , nascida em Lisboa a 15 de Outubro de 1969, de quem foi segundo marido e de quem se divorciou, sem geração.
Sem comentários:
Enviar um comentário