
- Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, (Matosinhos, 25 de Junho de 1933), é um arquitecto contemporâneo português.
Cresceu em Matosinhos e é filho de um engenheiro. Actualmente é casado e tem dois filhos, Joana Marinho Leite Siza Vieira e Álvaro Leite Siza Vieira.
Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, que frequentou de 1949 a 1955, e onde leccionou, de 1966 a 1969, voltando em 1976 (sempre como Assistente). Influenciado, numa primeira fase da sua obra, por nomes internacionais da arquitectura como Adolf Loos e Frank Lloyd Wright, cedo conseguiu afastar-se dessas influências claras e traçou a sua linguagem que nos remete tanto a influências clássicas como ao desenho claro e limpo que definiu a obra de Mies van der Rohe (os planos horizontais, a clareza das formas e o requinte do espaço). É, juntamente com Fernando Távora (com quem chegou a colaborar, de 1955 a 1958), uma das referências da Escola do Porto.
Criando marcos na história da arquitectura portuguesa como a Casa de Chá da Boa Nova, as Piscinas de Marés, o Museu de Serralves, a igreja de Marco de Canaveses, ou mais recentemente, o museu para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, onde Álvaro Siza marca uma nova linguagem arquitectónica, muito à semelhança de Le Corbusier que, na sua terceira fase, afasta a racionalidade das villas, Siza consegue-se reinterpretar ou mesmo se redesenhar, procurando uma linguagem que, até então, tinha vindo a mostrar em alguns apontamentos de obras recentes complexidade formal aliada a uma aparente simplicidade do desenho.
É possível encontrar obras suas fora de Portugal. Na Holanda dirigiu (a partir de 1985) o Plano de Recuperação da Zona 5 de Schilderswijk, em Haia (até 1989), em 1995 concluiu o projecto para os blocos 6-7-8 de Ceramique Terrein, em Maastricht. Elaborou, em Espanha, o projecto para o Centro Meteorológico da Villa Olimpica em Barcelona, o do Centro Galego de Arte Contemporánea e da Faculdade de Ciências da Informação, em Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante, o Edifício Zaida, em Granada, o Complexo Desportivo Ribero Serralo, em Cornellá de Llobregat.
Siza foi ainda Professor Visitante na École Polytechnique Federal de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá e na Graduate School of Design of Harvard University (como Kenzo Tange Visiting Professor).

- AUTOGRAFO DE SIZA VIEIRA
Enviar um comentário