Bosingwa


(imagem retirada da Web, apenas para ilustração)

- José Bosingwa da Silva ,nascido a 24 de Agosto de 1982, é um futebolista português que actualmente joga no Chelsea.

Nascido em Kinshasa, mudou-se para Seia, no distrito da Guarda, no interior de Portugal, com tenra idade e começou a jogar futebol no U.D.Seia. Com idade de juvenil, rumou ao Estádio do Bessa, onde ficaria até Dezembro de 2000. A estreia como profissional seria proporcionada pelo Freamunde, da II Liga.

- Carreira -
Jaime Pacheco treinador do Boavista na altura, satisfeito com a evolução de Bosingwa, ordenou o seu regresso, multiplicando-se em experiências posicionais com o jogador. Os adeptos viam-nos, pelo trajecto nas selecções nacionais, como o sucessor de Rui Bento. Bosingwa, com a camisola das quinas, chegou a ser utilizado como falso libero ou como lateral direito, procurou fixar-se como médio defensivo mas passou grande parte do seu tempo no Boavista como extremo. Duas épocas depois, no arranque da temporada 2003/2004, José Mourinho acena-lhe com um convite do FC Porto.

Bosingwa fez apenas 13 jogos na temporada seguinte, de dragão ao peito, suficientes para se afirmar como alternativa válida e despertar a cobiça do seu país de nascença. Em Abril de 2004, a selecção nacional do Congo procura cativar o jogador, nessa altura internacional sub-21 por Portugal. Outro alvo foi Ariza Makukula, agora no Benfica. O portista disse que não, optando pelas cores lusas e garantiu a sua presença nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, de má memória. A derrota frente ao Iraque 2-4, onde Bosingwa marcou um dos golos, foi um prenúncio para o pesadelo. Portugal não passaria da primeira fase.

O FC Porto possibilitou ao jogador a conquista de vários títulos: três Ligas portuguesas, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e duas Supertaças de Portugal.

Na época 2004-2005 foi infeliz para Bosingwa. No plano desportivo, 25 jogos e um golo, em mais uma etapa da sua progressão com a camisola azul e branca. Fora dos relvados, um grave acidente, em Maio de 2005, que deixou todos os envolvidos em estado de choque. Na madrugada de uma segunda-feira, um jipe BMW conduzido pelo jogador dos dragões, onde seguiam Nélson (na altura actuava no Boavista), Edu (Vilanovense), Jaime (Ovarense) e Sandro Luís (Minhocas) despita-se em plena A4, na zona de Susão, Valongo. Sandro Luís teria de amputar o seu pé esquerdo, enquanto os restantes jogadores escaparam sem ferimentos graves.

Bosingwa terminaria assim da pior forma a temporada 2004/05, mas tudo seria diferente na época seguinte, a título individual e colectivo. Com Fatih Sonkaya a desiludir, a polivalência do jogador nascido no Congo surge como uma bênção para o técnico holandês Co Adriaanse. Convertido a título praticamente definitivo a lateral, reforçou a sua influência e conseguiu, inclusive, assumir-se como indiscutível na defesa a três.

No final da época 2007/2008 José Bosingwa mudou-se para o Chelsea por 20.5 milhões de euros.


PRATICAMENTE NO ÚLTIMO MINUTO DO JOGO ENTRE O FUTEBOL CLUBE DO PORTO E O GRONINGEM, BOSINGWA ASSEGUROU O EMPATE MARCANDO UM FORMIDAVEL GOLO FORA DA ÁREA COM ESTAS CHUTEIRAS.
(Adquiridas em leilão)

Para esta pagina ficar mais completa, COMENTA ou ACRESCENTA , tudo o que sabes sobre este Famoso!

Publicar um comentário

CAMISOLA DO APRESENTADOR "JORGE GABRIEL" USADA NUM PROGRAMA TELEVISIVO A QUANDO DO MUNDIAL DE 2010



- COM A DEDICATÓRIA -
"ISMAEL, ACEITA COM UM ABRAÇO ESTA LEMBRANÇA DO MUNDIAL 2010 "FORÇA PORTUGAL" JORGE GABRIEL 11/7/10"




- REVISTA CARAS (26 de maio de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE ARTUR ALBARRAN"


- REVISTA CARAS (02 de junho de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE LILI CANEÇAS"




- AMÁLIA RODRIGUES EM 1947 -
QUANDO PROTAGONIZOU O FILME
"FADO, HISTÓRIA DE UMA CANTADEIRA"

- FOTO AUTOGRAFADA -



- DESENHO COM DEDICATÓRIA DO EX. PRESIDENTE DA REPUBLICA MÁRIO SOARES ATRIBUIDO AO ACTOR RAUL SOLNADO

.
.


-SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI (MAIO 2010)-

-- FATIMA -- (CASA Nª Sª DO CARMO ONDE O PAPA FICOU INSTALADO)

.

-- VILA NOVA DE GAIA -- ( À SAIDA DO QUARTEL DA SERRA DO PILAR )





- CARTAZ DA PEÇA "MORANGOS COM AÇUCAR" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "A REVISTA É LINDA" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "E VIVA A REVISTA !" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "ÚLTIMO EPISÓDIO" AUTOGRAFADO





- "MAIS RESPEITO QUE SOU TUA MÃE"

CARTAZ AUTOGRAFADO
.

CONTADOR DE VISITAS

free counters



 
autografos dos famosos © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |