Maria de Lourdes Martins Norberto


- Maria de Lourdes Martins Norberto nascida em Lisboa a 28 de Janeiro de 1935 é uma actriz portuguesa.

Estreou-se em 1941, com 9 anos de idade, no Teatro Nacional (Companhia Rey Colaço/ Robles Monteiro), numa adaptaçao para teatro de Os Maias, de Eça de Queirós, no papel de Rosider. Na mesma companhia interpretaria peças de autores como Ramada Curto, Schiller, Arthur Miller, Alfredo Cortês, Eça de Queirós (novamente em Os Maias, que lhe valeu o Prémio da Crítica de 1963), Shakespeare, Tennessee Williams, Edward Albee, Miguel Franco, entre outros.
No Teatro Experimental de Cascais foi dirigida por Carlos Avilez em O Tempo e a Ira, de Osborne. De seguida passa pelo Teatro da Trindade (Sabina Freire, de Teixeira Gomes - Prémio da Crítica e As Criadas, de Jean Genet - Prémio ex-aequo com Eunice Muñoz e Glicínia Quartin), Teatro Villaret (Depois da Queda, de Arthur Miller - Prémio da Crítica em 1969), Teatro Maria Matos (interpretando Aquilino Ribeiro e Bertolt Brecht). Em 1978 regressa ao elenco fixo do Teatro Nacional, participando em peças de Valle Inclán, Marivaux, Bernardo Santareno, Miguel Rovisco ou Agustina Bessa-Luís em As Fúrias, encenador por La Féria. Com o mesmo encenador participa no musical Passa Por Mim no Rossio (1992), vencendo o Prémio de Melhor Actriz da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Apareceu esporadicamente no cinema, em filmes como Adeus Pai de Luís Filipe Rocha (1996), Chaimite de Jorge Brum do Canto (1953) ou Ribatejo de Henrique Campos (1949). Actriz em numerosas peças teatrais para a televisão, entre os anos 50 e 70, sob a direcção de Artur Ramos, Jorge Listopad ou Varela Silva, integra a partir de 1980 o elenco de variadas séries (1980 - Retalhos da Vida de Um Médico; 1981 - Tragédia da Rua das Flores; 1992 - Aqui d'El Rei de António Pedro Vasconcelos; 1998 - Ballet Rose de Leonel Vieira; 2000 - Capitão Roby) e novelas (1996 - Vidas de Sal; 1997 - A Grande Aposta; 1999 - A Lenda da Garça; 2001 - Filha do Mar; 2002 - Jóia de Ábrica; 2004 - Morangos com Açúcar; 2005 - Dei-te Quase Tudo; 2007 - Doce Fugitiva; entre outras).
A Mais Velha Profissão de Paula Voguel, encenado por Fernanda Lapa no Teatro Nacional D. Maria II (Globo de Ouro 2005 para Melhor Produção) e A Rainha do Ferro Velho, de Garçon Kanin, encenado por Filipe La Féria, no Teatro Politeama (2004) são as suas mais recentes participações nos palcos.
A Câmara Municipal de Oeiras homenageou-a com a Medalha de Ouro da Autarquia e atribuindo o seu nome ao Auditório Lurdes Norberto, em Linda-a-Velha. Foi também agracida por Sua Excelência o Presidente da Républica, Jorge Sampaio em 1999 e em 2005.
Em 2006 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.


- AUTOGRAFO DE LOURDES NORBERTO

Para esta pagina ficar mais completa, COMENTA ou ACRESCENTA , tudo o que sabes sobre este Famoso!

Publicar um comentário

CAMISOLA DO APRESENTADOR "JORGE GABRIEL" USADA NUM PROGRAMA TELEVISIVO A QUANDO DO MUNDIAL DE 2010



- COM A DEDICATÓRIA -
"ISMAEL, ACEITA COM UM ABRAÇO ESTA LEMBRANÇA DO MUNDIAL 2010 "FORÇA PORTUGAL" JORGE GABRIEL 11/7/10"




- REVISTA CARAS (26 de maio de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE ARTUR ALBARRAN"


- REVISTA CARAS (02 de junho de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE LILI CANEÇAS"




- AMÁLIA RODRIGUES EM 1947 -
QUANDO PROTAGONIZOU O FILME
"FADO, HISTÓRIA DE UMA CANTADEIRA"

- FOTO AUTOGRAFADA -



- DESENHO COM DEDICATÓRIA DO EX. PRESIDENTE DA REPUBLICA MÁRIO SOARES ATRIBUIDO AO ACTOR RAUL SOLNADO

.
.


-SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI (MAIO 2010)-

-- FATIMA -- (CASA Nª Sª DO CARMO ONDE O PAPA FICOU INSTALADO)

.

-- VILA NOVA DE GAIA -- ( À SAIDA DO QUARTEL DA SERRA DO PILAR )





- CARTAZ DA PEÇA "MORANGOS COM AÇUCAR" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "A REVISTA É LINDA" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "E VIVA A REVISTA !" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "ÚLTIMO EPISÓDIO" AUTOGRAFADO





- "MAIS RESPEITO QUE SOU TUA MÃE"

CARTAZ AUTOGRAFADO
.

CONTADOR DE VISITAS

free counters



 
autografos dos famosos © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |