André Villas-Boas



- Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas ,nascido no Porto a 17 de outubro de 1977 é um treinador de futebol português. 
Treinou o Chelsea, após ter rescindido seu contrato com o Futebol Clube do Porto por 15 milhões de euros, protagonizando assim a mais cara transferência de um treinador. Atualmente encontra-se desempregado, após a saida do Chelsea depois da derrota frente ao Wigan (1-0), que deixou o Chelsea a três pontos do quarto lugar na Liga inglesa. Pelo Porto, fez história na época 2010-11, conquistando quase tudo o que disputou pelo clube: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa, faltando a Taça da Liga, algo que o próprio treinador desvalorizou ao referir-se à competição como uma liga de rotação e formação de jogadores. O treinador fez história tanto a nível nacional como a nível internacional, com diversas marcas como a de maior vantagem para um segundo classificado em Portugal, a de um campeonato sem derrotas ou a de único clube no mundo a conseguir a tripla europeia (Campeonato, Taça e Competição Europeia) por duas vezes, uma das quais ao comando do treinador. É descrito como um dos treinadores mais promissores de Portugal tal como Domingos Paciência, Pedro Emanuel, Jorge Costa, e Paulo Bento. Foi considerado em Janeiro de 2011 como o 4º melhor treinador de futebol do mundo num ranking anual publicado pela IFFHS. 

- Biografia -
 Bisneto do Visconde de Guilhomil, Villas-Boas cedo se interessou por futebol, chegando a ponderar ser jogador. No entanto, rapidamente se tornou num apaixonado pelo papel de treinador e pelos aspectos tácticos do jogo. Quando, em 1994, Bobby Robson veio treinar o FC Porto, veio morar no prédio de Villas-Boas, o que levou o jovem aprendiz de treinador a tentar aproximar-se do treinador do Porto. Com 16 anos, escreveu uma carta ao treinador inglês em que sugeria como o então treinador principal do Futebol Clube do Porto poderia dar mais rendimento a Domingos Paciência, seu ídolo da juventude. Este contacto com Bobby Robson fez com que o Inglês ajudasse Villas-Boas a obter as suas certificações de treinador, apesar de, com apenas 17 anos, a lei não o permitir. 

 - Carreira - 
Começou a trabalhar nos escalões de formação do FC Porto, mas não tardou a tornar-se director técnico das Ilhas Virgens Britânicas (chegou a selecionador,tendo perdido 1-5 e 0-9 nos dois jogos contra a seleccao da Bermuda que; já em 2010, as Ilhas Virgens Britânicas perderam por 0-14.), escondendo sempre que só tinha 21 anos. De regresso ao Porto, foi treinador das camadas jovens até à chegada (1 ano depois) de José Mourinho que, conhecendo-o dos tempos de Bobby Robson e reconhecendo as suas capacidades, lhe pediu para se tornar seu assistente. Assim, durante 5 temporadas (2003 a 2008) foi responsável por uma parte importante do êxito de José Mourinho no Porto e Chelsea, com tarefas específicas como analisar os adversários e fazer prospecção detalhada de jogadores. Após a saída do Chelsea, seguiu Mourinho para o Inter Milão como seu adjunto. Em 2008 manifestou o desejo a Mourinho de dar um novo rumo à sua carreira como treinador principal noutra equipa de futebol profissional. O conceituado técnico português apoiou-o indicando que assim que André encontrasse uma equipa para treinar, abandonaria o Inter. Algo que aconteceu um ano depois. A 13 de Outubro de 2009 foi apresentado como técnico principal da Académica Coimbra, com a missão tirar a equipa do último lugar da Primeira Liga. Com apenas 31 anos esta seria a sua primeira aventura naquele posto. A 12 de Novembro de 2009, apenas um mês após a sua ingressão na Académica Coimbra, foi emitida a notícia de que Villas Boas seria o escolhido pelo Sporting Clube de Portugal para suceder a Paulo Bento no comando técnico da equipa. Algo desmentido no dia seguinte pela Académica através do site oficial do clube.

 - FC Porto - 
No dia 2 de Junho de 2010, André Villas-Boas foi anunciado oficialmente como o novo treinador da equipa de futebol profissional do Futebol Clube do Porto, substituindo Jesualdo Ferreira para as seguintes duas épocas, através de um comunicado oficial do clube à CMVM De acordo com a proposta, Villas-Boas auferiu 55 mil euros/mês. Teve como treinadores adjuntos, no Futebol Clube do Porto, Vítor Pereira, antigo treinador do Santa Clara, e Pedro Emanuel, ex-futebolista do FC Porto. Durante esta época, talvez considerada a melhor da década, Villas-Boas conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, um campeonato nacional, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal. Villas-Boas tornou-se assim o quinto técnico a conseguir ganhar o campeonato português logo na primeira temporada em que dirige uma equipa desde o início, feito que no FC Porto só tinha sido alcançado por José Mourinho, na época de 2002/03. Tornou-se também o terceiro treinador mais novo de sempre a conquistar o título de campeão de Portugal de futebol, com 33 anos de idade, estando atrás do húngaro Mihaly Siska (campeão pelo FC Porto em 1938-39) e de Juca (campeão pelo Sporting, em 1961-62). Com a conquista da Liga Europa tornou-se também no mais jovem treinador de sempre a ganhar uma prova europeia. De entre os feitos de Villas-Boas no FC Porto destacam-se: Conquista de um campeonato sem derrotas, feito que não era conseguido desde 1972/73. Clube com mais jogos ao longo de todas as competições sem perder (36). O recorde anterior pertencia, também no Porto, a José Mourinho. Parte desta sequência foi conseguida pelo anterior treinador, Jesualdo Ferreira. Maior número de vitórias de um clube Português na Europa Consagração do clube como campeão nacional no Estádio da Luz, algo que não acontecia há 71 anos. Maior número de vitórias consecutivas numa época (16). Maior número de pontos numa época de 30 jogos (84). Maior margem de pontos para o segundo classificado (21 pontos para o Benfica). Conquista de quatro troféus, igualando o feito de Tomislav Ivic, no FC Porto, em 1987-88. Reviravolta que nunca tinha acontecido nas meias-finais de Portugal frente ao SL Benfica. Após perder 2-0 em casa, a equipa de Villas-Boas venceu 3-1 no Estádio da Luz. Ultrapassagem por parte do FC Porto do número de títulos do SL Benfica, tornando-se, assim, no clube com mais troféus oficiais em Portugal. 

 - Chelsea - 
No dia 20 de junho de 2011, notícias apontaram o treinador como futuro técnico do Chelsea Football Club, uma vez paga a cláusula de rescisão de 15 milhões de euros. No dia seguinte, o Porto comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o pagamento da cláusula e consequente rescisão de contrato. Com a compensação paga, o Chelsea confirmou o interesse e as negociações com Villas-Boas, e, no dia 22 de junho de 2011, anunciou oficialmente a contratação do treinador, por 3 anos. Foi anunciado que o contrato pelo Chelsea renderá a Villas-Boas um salário de 5 milhões de euros anuais, o que corresponde a cerca de 8x o vencimento auferido a treinar o Futebol Clube do Porto. É despedido do Chelsea no dia 04 de Março de 2012, após a derrota frente ao WBA (1-0), que deixou o Chelsea a três pontos do quarto lugar na Liga inglesa, que disputava com o Arsenal. No ano em que é despedido do Chelsea, este acaba por vencer a Champions League, pelo que André Villas Boas também é campeão europeu, tendo inclusive realizado uma excelente campanha na fase de grupos desta competição. 

 - Títulos - 
 FC Porto 
 Supertaça de Portugal (1): 2009-2010 
 Campeonato Nacional (1): 2010-2011 
 Liga Europa da UEFA (1): 2010-2011 
 Taça de Portugal (1): 2010-2011 

Individual 
 Prémio CNID Treinador Revelação: 2010 
 Globos de Ouro - Prémio revelação 2011 
 Dragão de Ouro - Prémio revelação 2011 

 - Vida pessoal - 
A avó materna de Villas-Boas era inglesa (com a excepção de um português tataravó), embora nascidos no Lordelo do Ouro, freguesia do Porto, cuja família do pai já estava estabelecida em Portugal, e cuja mãe se mudou de sua nativa Cheadle, Metropolitan Borough de Stockport, para Guimarães no início de 1900. Como resultado, Villas-Boas fala "Inglês impecável". Casado desde 2004 com Joana Teixeira, e tem duas filhas.


AUTÓGRAFO DE ANDRÉ VILLAS-BOAS

Para esta pagina ficar mais completa, COMENTA ou ACRESCENTA , tudo o que sabes sobre este Famoso!

Enviar um comentário

CAMISOLA DO APRESENTADOR "JORGE GABRIEL" USADA NUM PROGRAMA TELEVISIVO A QUANDO DO MUNDIAL DE 2010



- COM A DEDICATÓRIA -
"ISMAEL, ACEITA COM UM ABRAÇO ESTA LEMBRANÇA DO MUNDIAL 2010 "FORÇA PORTUGAL" JORGE GABRIEL 11/7/10"




- REVISTA CARAS (26 de maio de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE ARTUR ALBARRAN"


- REVISTA CARAS (02 de junho de 2012) -

"XVII GALA DOS GLOBOS DE OURO NO COLISEU DOS RECREIOS EM LISBOA AO LADO DE LILI CANEÇAS"




- AMÁLIA RODRIGUES EM 1947 -
QUANDO PROTAGONIZOU O FILME
"FADO, HISTÓRIA DE UMA CANTADEIRA"

- FOTO AUTOGRAFADA -



- DESENHO COM DEDICATÓRIA DO EX. PRESIDENTE DA REPUBLICA MÁRIO SOARES ATRIBUIDO AO ACTOR RAUL SOLNADO

.
.


-SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI (MAIO 2010)-

-- FATIMA -- (CASA Nª Sª DO CARMO ONDE O PAPA FICOU INSTALADO)

.

-- VILA NOVA DE GAIA -- ( À SAIDA DO QUARTEL DA SERRA DO PILAR )





- CARTAZ DA PEÇA "MORANGOS COM AÇUCAR" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "A REVISTA É LINDA" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "E VIVA A REVISTA !" AUTOGRAFADO





- CARTAZ DA PEÇA "ÚLTIMO EPISÓDIO" AUTOGRAFADO





- "MAIS RESPEITO QUE SOU TUA MÃE"

CARTAZ AUTOGRAFADO
.

CONTADOR DE VISITAS

free counters



 
autografos dos famosos © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |